Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

EDUCAÇÃO ESPECIAL: HISTÓRIA, FUNDAMENTOS E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Entender a importância dos aspectos que envolvem a educação especial e a educação inclusiva, a partir de uma análise histórica, legislativa e atual, possibilitando a reorganização das ações educativas com foco no atendimento educacional da pessoa com altas habilidades/superdotação, viabilizando o atendimento adequado desses estudantes.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender o processo histórico sobre o atendimento educacional, voltado para o estudante com altas habilidades/superdotação;

Analisar os aspectos legais existentes sobre a educação especial e a inclusão; 

Oferecer meios de identificar os estudantes com altas habilidades/superdotação;

Entender a importância da qualificação profissional contínua;

Analisar o processo de construção da escola inclusiva;

Compreender a importância da família no contexto da escola inclusiva;

Apresentar os aspectos educacionais que envolvem os estudantes de altas habilidades/superdotação;

Estudar a legislação referente e vigente;

Entender o modo diferente de aprender, organizar e processar as informações;

Discorrer sobre o trabalho pedagógico e adaptação curricular para a fomentação de atividades para pessoas com altas habilidades/superdotação;

Fornecer subsídios teóricos e metodológicos aos professores e demais profissionais que lidam com pessoas que possuem tais características.

Conteúdo Programatico

FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA, CONCEITOS E LEGISLAÇÃO: Conceito; Histórico da Deficiência; Histórico da Educação Especial no Brasil; Fundamentação Legal.


IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: Conceitos e Terminologia; Definição e Classificação das Deficiências; Leitura Complementar; Causas e Fatores Internos e Externos; Estrutura dos Atendimentos Educacionais da Educação Especial.


FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: A Importância da Qualificação Profissional do Docente; O Professor Especializado.


ADAPTAÇÃO CURRICULAR: Conceito; Níveis de Adaptações Curricular.


EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Conceito; Integração X Inclusão; A Escola Inclusiva; Leitura Complementar; Família; Leitura Complementar; Sinopse dos Filmes Indicados; Sinopse dos Livros Infantis.


ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: Histórico; Concepções; Características; Os testes de inteligência.


RESPOSTAS ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: Identificação de habilidades e talentos; Desenvolvimento intelectual e socioemocional do aluno com altas habilidades/superdotação; Sala de Recursos; Estratégias diversificadas de ensino.


INVESTIMENTO NOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES: Aos gestores de educação; O olhar do senso comum e da ciência para altas habilidades/superdotação; Encorajamento de Potenciais; Propostas para alunos de baixa renda com altas habilidades /superdotação; Sugestões de atividades para o encorajamento de potenciais; Promoção da criatividade.


ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO FAMILIAR: Apoio familiar; Atendimento às famílias de alunos com altas habilidades; A família e a participação no desenvolvimento das altas habilidades; Estilos parentais; Características da famílias; A família e a promoção das habilidades acadêmicas, artísticas e da criatividade fora do contexto escolar; Parceria assertiva: Família e escola.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar