Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

EDUCAÇÃO ESPECIAL: HISTÓRIA, FUNDAMENTOS, DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E A SURDOCEGUEIRA

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Conhecer e ampliar o conhecimento sobre a educação especial enquanto parte integrante da escola inclusiva, com foco na pessoa com deficiência múltipla e da surdocegueira, questionando sua prática e redimensionando propostas de atendimento de acordo com a especificidade do estudante.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender o processo histórico sobre a deficiência e a sua influência na educação das pessoas com Necessidades Especiais Educacionais;

Conhecer as legislações existentes sobre a educação especial e a inclusão; 

Oferecer meios de identificar os alunos que fazem parte da educação especial e suas características;

Entender a importância da qualificação profissional contínua;

Analisar as diferentes correntes metodológicas que fundamentam a educação especial;

Dominar o conceito sobre adaptação escolar e sua aplicabilidade no contexto escolar;

Analisar o processo de construção da escola inclusiva;

Compreender a importância da família no contexto da escola inclusiva;

Compreender os conceitos relacionados à deficiência múltipla, deficiência múltipla sensorial e surdocegueira;

Identificar as possíveis causas e ações preventivas relacionadas à deficiência múltipla, deficiência múltipla sensorial e surdocegueira;

Conhecer a trajetória histórica da educação de pessoas surdocegas;

Identificar as especificidades relacionadas ao desenvolvimento, à aprendizagem e à comunicação dos alunos surdocegos;

Oferecer meios de identificar as possibilidades de intervenção pedagógica dessa clientela;

Compreender a importância do Atendimento Educacional Especializado;

Analisar a estrutura de atendimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, voltada para este grupo;

Conhecer as legislações existentes sobre a educação inclusiva; 

Analisar o processo de construção da escola inclusiva;

Dominar o conceito sobre recursos de acessibilidade e sua aplicabilidade no contexto escolar;

Compreender a importância do papel do professor na educação inclusiva.

Conteúdo Programatico

FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA, CONCEITOS E LEGISLAÇÃO: Conceito; Histórico da Deficiência;Histórico da Educação Especial no Brasil; Fundamentação Legal.


IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: Conceitos e Terminologia; Definição e Classificação das Deficiências; Leitura Complementar; Causas e Fatores Internos e Externos; Estrutura dos Atendimentos Educacionais da Educação Especial.


FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: A Importância da Qualificação Profissional do Docente; O Professor Especializado.


ADAPTAÇÃO CURRICULAR: Conceito; Níveis de Adaptações Curricular.


DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA, MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA SENSORIAL E SURDOCEGUEIRA: Conceito; Causas e prevenção; Conceito – múltipla deficiência sensorial e surdocegueira; Causas e prevenção.


ESPECIFICIDADES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DAS PESSOAS: SURDOCEGAS: Trajetória histórica da Educação de Pessoas Surdocegas; Classificação Educacional da Surdocegueira; O processo de desenvolvimento e a aprendizagem; Comunicação.


ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO 

DISTRITO FEDERAL: Serviços Educacionais ofertados na Educação Especial do Distrito Federal para pessoas com deficiência múltipla e surdocegueira; Aspectos Legais do Distrito Federal.


A EDUCAÇÃO INCLUSIVA:  Marcos Legais e Documentos Oficiais; A Escola Inclusiva; Currículo; Inclusão dos alunos com deficiência múltipla na rede regular de ensino; Os Recursos de Acessibilidade: tecnologías de informação e comunicação; O papel do professor.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar