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Nome do curso

EDUCAÇÃO ESPECIAL: HISTÓRIA, FUNDAMENTOS E EDUCAÇÃO PRECOCE

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Propiciar o entendimento sobre a dimensão da educação especial e do programa educação precoce, enquanto parte da rede de apoio das escolas inclusivas, a fim de redimensionar a prática docente no contexto da educação inclusiva.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender o processo histórico sobre a deficiência e a sua influência na educação das pessoas com Necessidades Especiais Educacionais;

Conhecer as legislações existentes sobre a educação especial e a inclusão; 

Oferecer meios de identificar os alunos que fazem parte da educação especial e suas características;

Entender a importância da qualificação profissional contínua;

Dominar o conceito sobre adaptação escolar e sua aplicabilidade no contexto escolar;

Analisar o processo de construção da escola inclusiva;

Compreender a importância da família no contexto da escola inclusiva;

Identificar o atendimento educacional especializado a partir da perspectiva da educação inclusiva; 

Entender o Programa da Educação Precoce, com enfoque no processo de aprendizagem; 

Distinguir as diferenças do atendimento terapêutico do Programa Educação Precoce; 

Identificar a clientela que faz parte da educação precoce;

Reconhecer a importância do pressuposto da interdisciplinaridade na educação precoce;

Compreender os aspectos da saúde que interferem no encaminhamento e no atendimento da clientela que faz parte da educação precoce; 

Analisar a importância do currículo na educação precoce;

Compreender a importância do papel do professor;

Valorizar o brinquedo e o brincar como processo de aprendizagem;

Entender a importância da família como participante ativo do programa educação precoce;

Compreender o processo de avaliação existente no Programa;

Identificar as especificidades do atendimento do bebê/criança com deficiência visual;

Compreender as possibilidades de intervenção/atendimento do bebê/criança com deficiência visual;

Analisar a estrutura de atendimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com destaque para o Programa de Educação Precoce existente na rede pública de ensino.

Conteúdo Programatico

FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA, CONCEITOS E LEGISLAÇÃO: Conceito; Histórico da Deficiência; Histórico da Educação Especial no Brasil; Fundamentação Legal.


IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: Conceitos e Terminologia; Definição e Classificação das Deficiências; Leitura Complementar; Causas e Fatores Internos e Externos; Estrutura dos Atendimentos Educacionais da Educação Especial.


ADAPTAÇÃO CURRICULAR: Conceito; Níveis de Adaptações Curricular.


EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Conceito; Integração X Inclusão; A Escola Inclusiva; Leitura Complementar; Família; Leitura Complementar; Sinopse dos Filmes Indicados; Sinopse dos Livros Infantis.


EDUCAÇÃO ESPECIAL: Atendimento de Educação Especializado; Programa de Educação/Intervenção Precoce - O Serviço de Apoio da Educação Especial na Educação Infantil; Público Alvo.


ASPECTOS DA SAÚDE: Terminologias e seus Significados na Área da Saúde - UTI/Neonatal; Principais Testes Realizados no Recém-Nascido; Patologias Relacionadas à Baixa Visão; Crescimento; Desenvolvimento.


ASPECTOS EDUCACIONAIS: Currículo; Construção do currículo - Propostas de Atendimento; O Papel do Professor; A Importância do Brincar e do Brinquedo; Avaliação no Programa de Educação/Intervenção Precoce; Programa de Educação Precoce Voltado para a Criança com Deficiência Visual; A Família.

Certificado de conclusão


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