Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

EDUCAÇÃO ESPECIAL: HISTÓRIA, FUNDAMENTOS, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E O AUTISMO

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Aprofundar o entendimento acerca da história, os fundamentos teóricos e legais da educação especial, com ênfase na pessoa com transtornos globais do desenvolvimento e/ou autismo, redimensionando as práticas educacionais, com o intuito de favorecer o atendimento qualitativo de cada estudante.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender o processo histórico sobre a deficiência e a sua influência na educação das pessoas com necessidades especiais educacionais;

Conhecer as legislações existentes sobre a educação especial e a inclusão;

Oferecer meios de identificar os alunos que fazem parte da educação especial e suas características;

Entender a importância da qualificação profissional contínua;

Dominar o conceito sobre adaptação escolar e sua aplicabilidade no contexto escolar;

Analisar o processo de construção da escola inclusiva;

Compreender a importância da família no contexto da escola inclusiva;

Abordar o conteúdo geral sobre espectros do autismo;

Identificar as características relacionadas ao diagnóstico da pessoa com transtorno do espectro autista;

Apresentar a Legislação da Educação Especial para estudantes com transtorno do espectro autista;

Entender o modo diferente de aprender, organizar e processar as informações com ênfase no estudante com transtorno do espectro autista;

Discorrer sobre o trabalho pedagógico e adaptação curricular para a educação do estudante com transtorno do espectro autista;

Incentivar a formação e preparação de profissionais e instituições para trabalhar com a pessoa com transtorno do espectro autista;

Reconhecer a importância do trabalho multidisciplinar no espaço escolar, favorecendo o atendimento adequado ao estudante com transtorno do espectro autista.

Conteúdo Programatico

FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA, CONCEITOS E LEGISLAÇÃO: Conceito; Histórico da Deficiência; Histórico da Educação Especial no Brasil; Fundamentação Legal.


IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: Conceitos e Terminologia; Definição e Classificação das Deficiências; Leitura Complementar; Causas e Fatores Internos e Externos; Estrutura dos Atendimentos Educacionais da Educação Especial.


EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Conceito; Integração X Inclusão; A Escola Inclusiva; Leitura Complementa; Família; Leitura Complementar; Sinopse dos Filmes Indicados; Sinopse dos Livros Infantis.


TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO - CID10 – F84: Conceito; Terminologia; Características; Tipologia; Incidência; O Transtorno Global do Desenvolvimento, outros Transtornos e Sugestões de Intervenção.


HISTÓRICO SOBRE O AUTISMO: Introdução; Definição Geral; Conceito; Definição da Autism Society of American – ASA (1979); Definição da CID – 10 (2000); Condições que podem estar Associadas ao Autismo; Histórico: Síndrome de Asperger; Conceito.


FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: O que diz a Legislação Nacional Brasileira; LDB – Capítulo V da Educação Brasileira; Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999; LEI Nº 4.709 DE 23 de novembro de 2007- Estado do Rio de Janeiro; PNEE - Plano Nacional de Educação; Declaração de Salamanca; Diretrizes de Ação no Plano Nacional.


DEFINIÇÕES: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/ TGD: Autismo: Definição e Diagnóstico; Síndrome de Asperger: Definição e Diagnóstico; Diagnóstico da Síndrome de Asperger Elaborada pelo Pesquisador Sueco Christopher Gillberg; Critérios Internacionais para o Diagnóstico da Síndrome de Asperger; O TEACCH - Tratamento e Educação das Crianças Autistas e com Deficiência em Comunicação; Remeter-se ao TEACCH como um Método.


ADAPTAÇÃO CURRICULAR E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; O currículo adaptado; Capacitação dos docentes; Sala de Recursos; Avaliação.


CONCEITOS: TGD E O ESPECTRO DO AUTISMO: Autismo Clássico ou Síndrome de Kanner; Síndrome de Asperger; Perturbação Desintegrativa na Segunda Infância ou Síndrome de Heller; Autismo Atípico; Traços do Autismo; Definição do DSM – IV – TR (2002).


CONVIVENDO COM O AUTISMO EM TERMOS GERAIS: Os impactos do Autismo na Família; Autismo e a Intervenção Pedagógica; Dicas de Ensino para Crianças e Adultos com Autismo; O que Pediria um Autista?.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar