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Nome do curso

EDUCAÇÃO ESPECIAL: HISTÓRIA, FUNDAMENTOS E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Analisar a educação especial no Brasil, contemplando a trajetória histórica e a legislação vigente que versa sobre o tema, ressignificando a prática educacional, na perspectiva da educação inclusiva, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado previsto aos estudantes com deficiência intelectual.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Entender a trajetória histórica da educação especial e as concepções históricas sobre o atendimento educacional voltado para a pessoa com deficiência intelectual no contexto da educação inclusiva;

Conhecer as legislações existentes sobre a educação especial e a inclusão;

Analisar o perfil dos estudantes que são considerados alunos com necessidades especiais educacionais, a partir dos documentos e legislações oficiais que versam sobre a educação especial;

Reconhecer a importância da qualificação profissional contínua;

Dominar o conceito sobre adaptação escolar e sua aplicabilidade no contexto escolar;

Analisar o processo de construção da escola inclusiva;

Compreender a importância da família no contexto da escola inclusiva;

Definir o conceito de deficiência intelectual; 

Compreender o processo de transformação do conceito de deficiência mental para deficiência intelectual;

Identificar as possíveis causas e prevenções dessa clientela;

Conhecer a trajetória histórica da educação de pessoas com deficiência mental/intelectual;

Identificar as especificidades relacionadas ao atendimento especializado e à formação dos professores da classe comum e do atendimento especializado; 

Oferecer meios de identificar as possibilidades de intervenção pedagógica dessa clientela;

Analisar a estrutura de atendimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, voltada para este grupo;

Identificar as diferentes formas de inserção no mundo do trabalho, a partir da legislação existente; 

Entender a importância da rede de apoio para inclusão social e escolar desse grupo;

Compreender a importância do papel do professor.

Conteúdo Programatico

FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA, CONCEITOS E LEGISLAÇÃO: Conceito; Histórico da Deficiência; Histórico da Educação Especial no Brasil; Fundamentação Legal.


IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: Conceitos e Terminologia; Definição e Classificação das Deficiências; Leitura Complementar; Causas e Fatores Internos e Externos; Estrutura dos Atendimentos Educacionais da Educação Especial.


FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: A Importância da Qualificação Profissional do Docente; O Professor Especializado.


ADAPTAÇÃO CURRICULAR: Conceito; Níveis de Adaptações Curricular.


EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Conceito; Integração X Inclusão; A Escola Inclusiva; Leitura Complementar; Família; Leitura Complementar; Sinopse dos Filmes Indicados; Sinopse dos Livros Infantis.


INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: Conceito; Causas e prevenção.


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: Trajetória Histórica da Educação do Deficiente Mental/Intelectual; O atendimento educacional especializado; A formação de professores para o ensino regular e para o atendimento educacional especializado.


ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO DISTRITO FEDERAL: Serviços Educacionais ofertados na Educação Especial do Distrito Federal para pessoas com deficiência Intelectual; Aspectos Legais do Distrito Federal.


EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Fundamentação Histórica; Fundamentação Legal.

Certificado de conclusão


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