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Nome do curso

EDUCAÇÃO ESPECIAL: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E A SURDOCEGUEIRA

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Possibilitar a compreensão acerca dos fundamentos que norteiam a educação inclusiva, destacando as especificidades do Atendimento Educacional Especializado das pessoas surdocegas e com deficiências múltiplas, promovendo uma ação educativa adequada para cada aluno.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Entender o conceito da educação especial a partir da legislação existente;

Abordar o conteúdo básico da educação especial e especial inclusiva;

Apresentar a legislação da educação especial;

Entender sobre os preceitos da educação especial na perspectiva da educação            inclusiva;

Discorrer sobre o trabalho pedagógico e adaptação curricular para a educação especial inclusiva;

Compreender os conceitos relacionados à deficiência múltipla, deficiência múltipla sensorial e surdocegueira;

Identificar as possíveis causas e ações preventivas relacionadas à deficiência múltipla, deficiência múltipla sensorial e surdocegueira;

Distinguir a inclusão escolar da integração escolar;

Conhecer a trajetória histórica da educação de pessoas surdocegas;

Identificar as especificidades relacionadas ao desenvolvimento, à aprendizagem e à comunicação dos alunos surdocegos;

Oferecer meios de identificar as possibilidades de intervenção pedagógica dessa clientela;

Identificar as estruturas dos atendimentos educacionais da educação especial;

Analisar a estrutura de atendimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, voltada para este grupo;

Conhecer as legislações existentes sobre a educação inclusiva; 

Analisar o processo de construção da escola inclusiva;

Dominar o conceito sobre recursos de acessibilidade e sua aplicabilidade no contexto escolar;

Analisar as especificidades relacionadas às diferentes formas de comunicação do estudante surdocego; 

Reconhecer a importância do papel do professor especializado;

Compreender a importância do papel do professor na educação inclusiva.

Conteúdo Programatico

EDUCAÇÃO ESPECIAL: Histórico da Educação Especial no Brasil; Princípios norteadores sobre Educação Especial; Princípio da Normalização; Princípio da Integração; Princípio da Individualização; Princípio da Inclusão.


LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: Fundamentos Constituição de 1988; Lei /diretrizes e Bases da Educação LDB n.9394/96 e a Educação Especial Inclusiva; Diretrizes Nacionais para a Educação Inclusiva; Resolução  CNE/CEB Nº 2, DE 11 de setembro de 2001; Plano Nacional de Educação; PNE e o Plano Nacional de Educação Especial (PNEE).


DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E LINHAS DE AÇÃO SOBRE NEES: Declaração de Salamanca; Linhas de ação sobre necessidades educativas especiais; Novas ideias sobre as necessidades educativas especiais; Diretrizes de ação no Plano Nacional; Diretrizes de ação nos planos Regional e Internacional; Dez anos de Declaração de Salamanca: avanços e desafios para a educação.


EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Educação Inclusiva: Conceito; objetivos na perspectiva da inclusão; Adaptação curricular; Parâmetros Curriculares Nacionais; O Currículo; Capacitação de profissionais para a Educação Inclusiva; Metodologia para o Ensino Inclusivo.


ÉTICA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: A família e a escola no processo de inclusão; Revendo conceitos entre integração e inclusão; Educação Inclusiva ou Exclusiva.


DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA, MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA SENSORIAL E SURDOCEGUEIRA: Conceito; Causas e prevenção; Conceito – múltipla deficiência sensorial e surdocegueira; Causas e prevenção.


ESPECIFICIDADES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DAS PESSOAS SURDOCEGAS: Trajetória histórica da Educação de Pessoas Surdocegas; Classificação Educacional da Surdocegueira;  O processo de desenvolvimento e a aprendizagem; Comunicação.


ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO DISTRITO FEDERAL: Serviços Educacionais ofertados na Educação Especial do Distrito Federal para pessoas com deficiência múltipla e surdocegueira; Aspectos Legais do Distrito Federal.

Certificado de conclusão


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