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Nome do curso

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Propiciar conhecimentos sobre a importância do  papel do Atendimento Educacional Especializado enquanto parte da rede de apoio aos alunos com deficiências, transtornos globais e altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular, contribuindo para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais da área, oferecendo uma visão global acerca dos processos e das políticas públicas de inclusão, favorecendo o enfrentamento dos desafios relacionados à inclusão escolar do estudante com Necessidades Especiais Educacionais.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender as legislações vigentes que envolvem o acesso das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação à educação, garantindo as condições efetivas de participação no sistema educacional inclusivo; 

 Entender a educação especial como uma modalidade transversal de ensino a todos os níveis, etapas e modalidades que ofertam recursos, serviços e o Atendimento Educacional Especializado para os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação;

Oferecer subsídios teóricos e práticos que possibilite ao profissional atuar em salas de recursos no Atendimento Educacional Especializado, contribuindo para a formação e aperfeiçoamento destes que atuam em escolas das redes públicas e privadas de ensino;

Introduzir conhecimentos que possam prover fundamentação aos professores na reorientação das suas práticas de Atendimento Educacional Especializado;

Analisar o processo de matrícula duplo previsto no FUNDEB para os alunos-alvo da educação especial e que frequentem o Atendimento Educacional Especializado;

Apresentar os aspectos relacionados à organização e ao funcionamento das salas de recursos multifuncionais, no contexto da aprendizagem participativa e colaborativa necessária, para que possam ocorrer mudanças no Atendimento Educacional Especializado.

Diferenciar o Atendimento Educacional Especializado do trabalho educacional desenvolvido nas escolas comuns e nas instituições especializadas;

Identificar as principais características dos estudantes que têm direito ao Atendimento Educacional Especializado;

Compreender as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado;

Planejar estratégias pedagógicas, conforme a necessidade do estudante atendido nas salas de recursos, visando à diminuição e ou eliminação de barreiras;

Propiciar vivências que fomentem a cooperação entre os professores, equipe gestora, família e estudantes, como prática fundamental na atuação docente;

Analisar situações-problema que propiciem a identificação, elaboração e organização de recursos pedagógicos focados na acessibilidade e na eliminação de barreiras para a plena inclusão e participação dos estudantes com Necessidades Especiais Educacionais;

Entender sobre a funcionalidade e usabilidade dos recursos de tecnologia assistiva na sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado;

Conhecer as estratégias pedagógicas, identificação e produção de recursos acessíveis;

Identificar as atribuições do docente no Atendimento Educacional Especializado;

Compreender o Atendimento Educacional Especializado voltado para o deficiente intelectual, a partir de um ensino escolar que se distingue pela diversificação de atividades;

Conhecer as especificidades relacionadas ao Atendimento Educacional Especializado voltado para os alunos cegos e/ou com baixa visão;

Entender a organização do Atendimento Educacional Especializado voltado para a pessoa com deficiência visual, considerando suas especificidades em relação ao ensino dos conteúdos escolares em Braille; 

Compreender o Atendimento Educacional Especializado da pessoa com a surdez;

Distinguir as abordagens educacionais existentes na educação da pessoa com surdez;

Entender a organização do Atendimento Educacional Especializado voltado para a pessoa com surdez, considerando suas especificidades em relação ao ensino dos conteúdos escolares em LIBRAS;

Analisar as especificidades existentes em relação ao Atendimento Educacional Especializado voltado para o aluno com deficiência física, tais como: situação de hospitalização, associação de mais de uma deficiência, entre outras;

Entender a importância da adequação curricular de acordo com as especificidades dos alunos com necessidades especiais educacionais.

Conteúdo Programatico

INCLUSÃO ESCOLAR, FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E ASPECTOS GERAIS – AEE: Inclusão Escola; Inclusão X Integração; Fundamentação Legal.


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL: O Atendimento Educacional Especializado.


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM SURDEZ: O Atendimento Educacional Especializado.


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: O Atendimento Educacional Especializado.


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: O Atendimento Educacional Especializado.

Certificado de conclusão


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