Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: EXISTE O MELHOR?

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Promover a análise crítica sobre os diferentes métodos de alfabetização, a cultura escolar e seus desdobramentos na história da educação, sem, contudo, desviar a atenção para a exigência fundamental da aprendizagem: a capacidade de ler e de se expressar de forma crítica.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Promover a análise crítica sobre os diferentes métodos de alfabetização, sobre a cultura escolar e seus desdobramentos na história da educação;

Ampliar o conceito de alfabetização;

Entender o conceito de letramento;

Compreender o processo de aquisição da escrita pela criança e as dificuldades de aprendizagem;

Discutir sobre a metodologia da alfabetização no cenário atual;

Estimular a reflexão em direção ao equilíbrio, à integração e à articulação de propostas metodológicas da alfabetização e das progressivas exigências em torno de seu ensino;

Conhecer a psicogênese da alfabetização;

Identificar os níveis do processo de alfabetização segundo Emília Ferreiro;

Relacionar os cuidados que o professor deve ter ao alfabetizar;

Identificar as diferenças entre alfabetização e letramento;

Enfatizar a necessidade de preparação efetiva da escola e da sala de aula para a alfabetização, por meio de um planejamento criterioso dos ambientes de alfabetização e das rotinas necessárias no trabalho cotidiano de professores e alunos;

Promover o amadurecimento das concepções acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita e suas relações com outras linguagens e tecnologias;  

Propiciar a reflexão sobre o uso adequado da informática na alfabetização;

Ampliar o conceito de método.

Conteúdo Programatico

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: A História e as Especificidades dos Métodos de Alfabetização; Métodos Sintéticos; Métodos Analíticos; Métodos de Alfabetização e Métodos de Ensino; Alfabetização: O Problema está mesmo no Método?; O Debate.


TEORIAS E PRÁTICAS: A Psicogênese da Alfabetização; Identificando os Níveis do Processo de Alfabetização; Cuidados que o Professor Deve Ter; O que é ser Educador; O Ambiente Alfabetizador; Dificuldades de Aprendizagem; O Construtivismo.


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: As Várias Facetas da Alfabetização e do Letramento; A Invenção do Letramento; A Desinvenção da Alfabetização; A Reinvenção da Alfabetização; Alfabetizar Letrando; Alfabetizar Letrando ... Um Desafio para o Professor!; O Texto e a Produção da Leitura na Escola: Novos Rumos e Desafios; A Afetividade e o Processo de Apreciação da Linguagem Escrita; O Erro e as Práticas Pedagógicas: uma Análise Sociointeracionista.


OS CONTEÚDOS DA ALFABETIZAÇÃO E AS DIFERENTES METODOLOGIAS: Os Velhos e os Novos Princípios; Desafios Atuais Quanto às Escolhas Metodológicas para a Alfabetização; O Planejamento e a Organização do Trabalho em torno da Alfabetização; O Papel da Variável Metodológica no Processo de Alfabetização. 


A AQUISIÇÃO DA ESCRITA: O Problema; Causas do Problema; A Cartilha; Como reconhecer um bom livro de Alfabetização.


A CARTILHA E A CULTURA ESCOLAR: Breve Histórico; As Cartilhas Brasileiras.


MÉTODO FÔNICO X CONSTRUTIVISMO: Prós e Contras; O Método Fônico e a Alfabetização; Experiências Positivas Quanto à Utilização do Método Fônico; Padrões Ingleses para a Alfabetização; Método Fônico X Dislexia;     O Construtivismo; O Embasamento do Construtivismo;                  O Construtivismo e o Letramento: Contexto Atual.


A ALFABETIZAÇÃO E O COMPUTADOR: A Informática no Contexto Escolar; O Uso do Computador como Ferramenta de Ensino; O Método Fônico e o Computador; Polêmica sobre o Uso do Computador na Alfabetização; Análise Crítica sobre o Uso da Tecnologia nas Escolas e os Cuidados a Serem Tomados; Experiências Positivas sobre o Uso do Computador na Alfabetização.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar