OS NOVOS RUMOS DA ALFABETIZAÇÃO
R$230.00
300 horas
Possibilitar o entendimento acerca das novas linguagens empregadas para o ensino na área da alfabetização, a partir do contexto histórico mundial e nacional sobre essa temática, com vistas a redimensionar sua práxis pedagógica, compreendendo as propostas de sequências didáticas.
Conhecer o histórico da alfabetização;
Conhecer os métodos de alfabetização e as correntes de ensino;
Identificar os métodos de alfabetização utilizados por diversos países;
Promover o estudo das diversas metodologias aplicadas dentro de um contexto sociopolítico e cultural;
Compreender a história dos métodos de alfabetização no Brasil;
Promover a conscientização sobre o papel da escola e do professor na alfabetização;
Oferecer subsídios para a discussão sobre o fracasso da alfabetização no Brasil, buscando reais possibilidades de encaminhamento às mudanças necessárias;
Diferenciar alfabetização de letramento;
Enfatizar o uso social da escrita;
Abordar os conteúdos da alfabetização e as diferentes metodologias;
Analisar os desafios atuais quanto às escolhas metodológicas para a alfabetização;
Entender as mudanças surgidas com a ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos;
Conhecer as considerações dos adeptos do construtivismo e do método fônico, assim como os argumentos dos especialistas em alfabetização;
Diferenciar método fônico de consciência fonológica;
Promover a reflexão do professor quanto à sua práxis pedagógica;
Dar subsídios para que o professor compreenda as políticas públicas;
Sugerir sequências didáticas para trabalhar com as potencialidades e fragilidades dos estudantes.
ALFABETIZAÇÃO: MÉTODOS UTILIZADOS E CORRENTES DE ENSINO: Métodos de Alfabetização; Correntes de Ensino; Países e Métodos de Ensino.
HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO: O uso social da escrita; O papel da escola no processo de alfabetização; O papel do professor alfabetizador.
A HISTÓRIA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: 1º Momento - A Metodização do Ensino da Leitura; 2º Momento - A Institucionalização do Método Analítico; 3º Momento - A Alfabetização Sob Medida; 4º Momento - Alfabetização: Construtivismo e Desmetodização; Modernidades em Alfabetização.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: As Várias Facetas da Alfabetização e do Letramento; A Invenção do Letramento; A Desinvenção da Alfabetização; A Reinvenção da Alfabetização; Alfabetizar Letrando; Alfabetizar Letrando... Um Desafio Para o Professor!; O Texto e a Produção da Leitura na Escola: Novos Rumos e Desafios; A Afetividade e o Processo de Apreciação da Linguagem Escrita; O Erro e as Práticas Pedagógicas: Uma Análise Sociointeracionista.
OS CONTEÚDOS DA ALFABETIZAÇÃO E AS DIFERENTES METODOLOGIAS: Os Velhos e os Novos Princípios; Desafios Atuais Quanto às Escolhas Metodológicas para a Alfabetização; O Planejamento e a Organização do Trabalho em torno da Alfabetização; O Papel da Variável Metodológica no Processo de Alfabetização.
NOVAS PERSPECTIVAS NA ALFABETIZAÇÃO: Mudanças à Vista; Construtivismo X Método Fônico; Os Argumentos dos Especialistas em Alfabetização.
COMO PODEMOS ATENTAR PARA O DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS?: Dramatizações; Histórias; Canções; Análise e Reflexão Sobre a Língua; Eixos Básicos do Ensino da Língua Portuguesa; Objetivos do Ensino da Língua Portuguesa.
AFINAL, DE QUEM É O PROBLEMA?: O que está sendo feito?.