Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

OS NOVOS RUMOS DA ALFABETIZAÇÃO

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Possibilitar o entendimento acerca das novas linguagens empregadas para o ensino na área da alfabetização, a partir do contexto histórico mundial e nacional sobre essa temática, com vistas a redimensionar sua práxis pedagógica, compreendendo as propostas de sequências didáticas.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Conhecer o histórico da alfabetização;

Conhecer os métodos de alfabetização e as correntes de ensino; 

Identificar os métodos de alfabetização utilizados por diversos países;

Promover o estudo das diversas metodologias aplicadas dentro de um contexto sociopolítico e cultural; 

Compreender a história dos métodos de alfabetização no Brasil;

Promover a conscientização sobre o papel da escola e do professor na alfabetização;

Oferecer subsídios para a discussão sobre o fracasso da alfabetização no Brasil, buscando reais possibilidades de encaminhamento às mudanças necessárias; 

Diferenciar alfabetização de letramento;

Enfatizar o uso social da escrita;

Abordar os conteúdos da alfabetização e as diferentes metodologias;

Analisar os desafios atuais quanto às escolhas metodológicas para a alfabetização;

Entender as mudanças surgidas com a ampliação do Ensino Fundamental de oito  para nove anos;

Conhecer as considerações dos adeptos do construtivismo e do método fônico, assim como os argumentos dos especialistas em alfabetização;

Diferenciar método fônico de consciência fonológica;

Promover a reflexão do professor quanto à sua práxis pedagógica;

Dar subsídios para que o professor compreenda as políticas públicas;

Sugerir sequências didáticas para trabalhar com as potencialidades e fragilidades dos estudantes.

Conteúdo Programatico

ALFABETIZAÇÃO: MÉTODOS UTILIZADOS E CORRENTES DE ENSINO: Métodos de Alfabetização; Correntes de Ensino; Países e Métodos de Ensino.


HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO: O uso social da escrita; O papel da escola no processo de alfabetização; O papel do professor alfabetizador.


A HISTÓRIA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: 1º Momento - A Metodização do Ensino da Leitura; 2º Momento - A Institucionalização do Método Analítico; 3º Momento - A Alfabetização Sob Medida; 4º Momento - Alfabetização: Construtivismo e Desmetodização; Modernidades em Alfabetização.


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: As Várias Facetas da Alfabetização e do Letramento; A Invenção do Letramento; A Desinvenção da Alfabetização; A Reinvenção da Alfabetização; Alfabetizar Letrando; Alfabetizar Letrando... Um Desafio Para o Professor!; O Texto e a Produção da Leitura na Escola: Novos Rumos e Desafios; A Afetividade e o Processo de Apreciação da Linguagem Escrita; O Erro e as Práticas Pedagógicas: Uma Análise Sociointeracionista.


OS CONTEÚDOS DA ALFABETIZAÇÃO E AS DIFERENTES METODOLOGIAS: Os Velhos e os Novos Princípios; Desafios Atuais Quanto às Escolhas Metodológicas para a Alfabetização; O Planejamento e a Organização do Trabalho em torno da Alfabetização; O Papel da Variável Metodológica no Processo de Alfabetização.


NOVAS PERSPECTIVAS NA ALFABETIZAÇÃO: Mudanças à Vista; Construtivismo X Método Fônico; Os Argumentos dos Especialistas em Alfabetização.


COMO PODEMOS ATENTAR PARA O DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS?: Dramatizações; Histórias; Canções; Análise e Reflexão Sobre a Língua; Eixos Básicos do Ensino da Língua Portuguesa; Objetivos do Ensino da Língua Portuguesa.


AFINAL, DE QUEM É O PROBLEMA?: O que está sendo feito?.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar