Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

ENTENDENDO OS NÍVEIS DA PSICOGENESE DA ALFABETIZAÇÃO

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Apresentar noções básicas que orientem um novo enfoque de alfabetização na perspectiva do letramento relacionado à psicogênese da escrita e os aspectos que envolvem a construção da escrita e da leitura, redirecionando as atividades que possam nortear o trabalho nas salas de alfabetização.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Oferecer ao professor alfabetizador bases teóricas e práticas no processo de alfabetização;

Auxiliar na construção do processo de alfabetização das crianças e intervir na sua evolução de forma lúdica e criativa;

Distinguir os diferentes níveis da psicogênese da alfabetização;

Propiciar condições para que o professor possa identificar a fase de alfabetização na qual cada um de seus alunos se encontra;

Identificar os estudantes que se encontram nos níveis pré-silábico, silábico e silábico-alfabético.

Conteúdo Programatico

DA PICTOGRAFIA À PALAVRA: A História da Escrita; Decifração da Escrita; Grafismos primitivos: Rabiscos e Pseudoletras.


PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES: Alfabetizar – Palavra Inicial; O que a criança pensa sobre ler e escrever?; Princípios Metodológicos; A Postura do Alfabetizador; Como Começar; A Construção da Base Alfabética.


O NÍVEL PRÉ-SILÁBICO: Introdução ao Nível Pré-Silábico; Nível Conceitual Pré-Silábico 1; Nível Conceitual Pré-Silábico 2; Objetivos para o Nível Pré-Silábico 1 E 2; Princípios Metodológicos; Aspectos Topológicos do Traçado Das Letras; O Aprendizado das Letras.


AS PRIMEIRAS PALAVRAS E OS PRIMEIROS TEXTOS: O Trabalho com as Palavras Inteiras; O Trabalho com o Texto e sua Escrita Espontânea; Vinculação do Texto Escrito com o Discurso Oral; Sugestões de Atividades para o Nível Pré-Silábico.


O NÍVEL SILÁBICO: Introdução ao Nível Silábico; Nível Conceitual Silábico; Trabalho Didático para o Nível Silábico; Nível Silábico – Objetivos e Metodologia; O Trabalho com Letras, Palavras e Textos; Sugestões de Atividades para o Nível Silábico.


CONSIDERAÇÕES INICIAIS: O Milagre de Alfabetizar; O que a Criança Pensa Sobre Ler e Escrever; Princípios Metodológicos; O Alfabetizador que faz a Diferença; Como Fazer a Abordagem dos Alunos; A Construção da Base Alfabética.


NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO: Introdução ao Nível Silábico-Alfabético; Nível Conceitual Silábico-Alfabético; Trabalho Didático para o Nível Silábico-Alfabético; Silábico-Alfabético: Objetivos; Metodologia; O Trabalho com Letras, Palavras, Sílabas e Textos; Sugestões de Atividades para o Nível Silábico-Alfabético.


NÍVEL ALFABÉTICO: Introdução ao Nível Alfabético; Nível Conceitual-Alfabético; Trabalho Didático para o Nível Alfabético; Nível alfabético: Objetivos; Metodologia; O trabalho de Leitura e Produção de Textos.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Sugestões de Atividades para o Trabalho com Textos; Sugestões de Atividades para o Trabalho com Sílabas; Sugestões de Atividades para o Trabalho com Letras.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar