Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

ALFABETIZAÇÃO: UMA MISSÃO POSSIVEL

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Conhecer e compreender as concepções e princípios norteadores dos processos de aquisição da leitura e da escrita, sua relação com a oralidade e o desenvolvimento de habilidades textuais.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender a alfabetização enquanto processo de apropriação de diferentes linguagens, a partir do entendimento da trajetória histórico-cultural desta, subsidiando o movimento teoria-prática no exercício profissional;

Analisar o percurso pessoal de aprendizagem escolar e de formação profissional, relacionando-o com a própria prática pedagógica e atuação do professor;

Trabalhar coletivamente de forma produtiva;

Intensificar as práticas de leitura e escrita, especialmente de textos reflexivos;

Utilizar o registro escrito para documentar o trabalho pedagógico e para refletir sobre a prática profissional e sobre o processo de formação;

Reconhecer a importância do lúdico para o desenvolvimento do processo de aquisição da leitura e da escrita;

Sugerir atividades que trabalhem com os mais diversos tipos de recursos, materiais e estratégias, promovendo uma aprendizagem divertida e prazerosa;

Relacionar os conteúdos desenvolvidos no curso com a prática pedagógica;

Relacionar a alfabetização a um processo contínuo e individual.

Conteúdo Programatico

O PAPEL DA ESCOLA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: O que é alfabetizar?; O que é letramento e alfabetização?; Por que aparecem palavras novas na língua?; Onde Fomos Buscar a palavra letramento?; Como diferenciar o apenas alfabetizado do letrado?; Analfabetismo no primeiro mundo?; Condições para o letramento.


MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: A História e as Especificidades dos Métodos de Alfabetização; Métodos Sintéticos; Métodos Analíticos; Métodos de Alfabetização e Métodos de Ensino; Alfabetização: O Problema está mesmo no Método?; O Debate.


ALFABETIZAR É IR ALÉM DO LER E ESCREVER: O que é grafema?; Tipos de grafemas; Competências da alfabetização; Didática da alfabetização; Boas situações de Aprendizagem.


DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM – CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS: O significado das palavras; Quando uma atividade é considerada uma boa situação de aprendizagem; Estratégias de leitura; Interação; Leitura – Concepções; Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da alfabetização; As dinâmicas de integração.


PROPOSTA DE ATIVIDADES: Escrita de uma canção conhecida; Escrita de listas; Escrita de texto informativo de divulgação científica para alunos de outras séries/anos; Como preparar um kit de material e jogos apropriados para alfabetização, visando uma atividade lúdica e significativa?; Trabalhando com letras, palavras e textos; A Reinvenção da Alfabetização – uma análise crítica.


COMO PODEMOS ATENTAR PARA O DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS?: Dramatizações; Histórias; Canções; Análise e reflexão sobre a língua; Eixos Básicos do Ensino da Língua Portuguesa; Objetivos do Ensino da Língua Portuguesa.


TRABALHANDO COM RECURSOS E MATERIAIS VARIADOS: Alfabetização: Conteúdos/Atividades; Outras sugestões; A Música e a Alfabetização; Versos e Melodias das Cantigas de Roda; A Música como Meio.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar