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Nome do curso

ALFABETIZAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Ampliar os conhecimentos teóricos sobre os conceitos que envolvem o letramento e a alfabetização e os principais métodos de ensino, visando o aprimoramento da prática pedagógica.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender a importância da história da escrita, relacionando com o trabalho pedagógico a ser desenvolvido com os alunos em processo de alfabetização;

Entender as ideias sobre a alfabetização a partir da primeira metade do Século XX que influenciam as práticas educacionais nos dias atuais;

Utilizar o conceito de letramento para organizar a prática escolar e aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa e dos demais códigos;

Refletir sobre o conceito de letramento na prática educativa, contribuindo para o debate sobre as condições de letramento no Brasil;

Compreender a importância da produção de textos orais e escritos e da análise linguística;

Diferenciar o método sintético, método analítico e método fônico;

Propiciar a reflexão sobre a prática construtivista;

Entender o conceito da Teoria da Psicogênese da Escrita;

Dar subsídios ao professor para que possa diagnosticar os níveis em que se encontram os alunos, dando-lhes condições para que avancem dentro de uma intervenção que tenha o intuito de “construir - pensar - aprender”;

Promover o amadurecimento das concepções acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita.

Conteúdo Programatico

DA PICTOGRAFIA À PALAVRA: A História da Escrita; Decifração da Escrita; Grafismos Primitivos: Rabiscos e Pseudoletras.


CONCEPÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A Perspectiva Behaviorista de Ensino – Aprendizagem; Aspectos da Ação Pedagógica Baseados na Concepção Behaviorista; Aspectos da Ação Pedagógica Baseados na Concepção Cognitivista; Aspectos da Ação Pedagógica Baseados na Concepção Sócio-Histórico-Cultural.


NÍVEIS DA ESCRITA E SUAS CARACTERÍSTICAS: Como se Apropriar do Sistema de Escrita?; Procedimentos Didáticos; Intervenções Problematizadoras.


TRABALHANDO COM LETRAS, SÍLABAS, PALAVRAS E TEXTOS: Introdução; O Trabalho com as Letras, Palavras e Textos; Nível Silábico-Alfabético; Nível Alfabético; Sugestões de Atividades para o Trabalho com Sílabas.


HISTÓRICO DAS IDEIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: Períodos e Métodos; Diversidade Textual – Como Aliar Teoria à Prática?; Situações de Aprendizagem Leitura.


REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA CONSTRUTIVISTA: Introdução; A Psicogênese da Escrita, Segundo Ferreiro e Teberosky; Fundamentação Teórica.


A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA DA CRIANÇA: Aprendendo a Ensinar; Ensinar a Aprender; O Ato de Escrever; Avaliação da Aprendizagem: Aprender Através do Erro.

Certificado de conclusão


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