Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

O DESAFIO DE ALFABETIZAR

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Possibilitar a compreensão sobre os diferentes teóricos que tratam da alfabetização, utilizando de metodologias de ensino diferenciadas, redimensionando a ação educacional a fim de atender adequadamente cada estudante.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Analisar as diversas teorias educacionais condizentes com o período histórico atual;

Conhecer diferentes estudiosos da educação;

Compreender como ocorre o processo de aprendizagem dos alunos;

Entender a história dos métodos de alfabetização no Brasil;

Identificar as causas do fracasso dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental;

Identificar as características dos níveis do processo de alfabetização;

Promover o amadurecimento das concepções acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita e suas relações com outras linguagens e tecnologias;  

Enfatizar a importância de se colocar o alfabetizando em contato com a língua escrita, ajudando-o a desvelar os seus segredos;

Reconhecer a necessidade de o professor reestruturar conceitos, práticas e posturas didáticas; 

Propiciar a reflexão sobre o uso adequado da informática na alfabetização;

Abordar as mudanças surgidas com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos;

Conhecer as considerações dos adeptos do construtivismo e do método fônico, assim como os argumentos dos especialistas em alfabetização;

Instigar o professor a refletir sobre sua prática e compreender as políticas públicas;

Sugerir diferentes frentes de trabalho que podem ser utilizadas, modificadas e adaptadas, objetivando tornar o processo de alfabetização mais prazeroso.

Conteúdo Programatico

OS GRANDES PENSADORES DA EDUCAÇÃO: Emília Ferreiro; Freinet; Paulo Freire; Piaget; Gardner; Vygotsky.


A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: A metodização do ensino da leitura; A institucionalização do método analítico; A alfabetização sob medida; Alfabetização: construtivismo e desmetodização; Modernidade em alfabetização.


A AQUISIÇÃO DA ESCRITA: O problema; Causas do Problema; A Cartilha; Como Reconhecer um Bom Livro de Alfabetização.


O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: Aspectos a Considerar; Alfabetização: Revendo Concepções; Alfabetização ou Letramento?.


TEORIAS E PRÁTICAS: A Psicogênese da Alfabetização; Identificando os níveis do Processo de Alfabetização; Cuidados que o professor deve ter; O que é ser educador; O ambiente alfabetizador; Dificuldades de Aprendizagem; O Construtivismo.


TRABALHANDO COM RECURSOS E MATERIAIS VARIADOS: Alfabetização: Conteúdos/Atividades; Outras sugestões; A Música e a Alfabetização; Versos e Melodias das Cantigas de Roda; A Música como Meio; Trabalhando com Sucatas.


A INFORMÁTICA E A ALFABETIZAÇÃO: Crianças Devem Usar o Computador?; O Jogo e as Dificuldades na Alfabetização; Novas Tecnologias na Educação.


NOVAS PERSPECTIVAS NA ALFABETIZAÇÃO: Mudanças à Vista; Construtivismo X Método Fônico; Os Argumentos dos Especialistas em Alfabetização.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar