Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

A ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO SOCIOCONSTRUTIVISTA

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Expandir elementos de reflexão teórica, de pesquisa e de experiências de intervenção pedagógica, com base no socioconstrutivismo, teoria de ensino e aprendizagem desenvolvida pelo psicólogo bielo-russo Lev S. Vygotsky, considerando os diversos componentes da noção de alfabetismo no que diz respeito aos níveis de alfabetização e à educação formal.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Conhecer a história da alfabetização;

Compreender como se dá o processo de alfabetização na perspectiva socioconstrutivista;

Analisar as concepções de ensino-aprendizagem de Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro;

Constatar como se processa a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita pela criança, a partir do processo de aquisição da linguagem oral;

Compreender os níveis de desenvolvimento, segundo Vygotsky ZDI – Zona do desenvolvimento iminente e ZDP – Zona de desenvolvimento proximal;

Reconhecer os níveis de desenvolvimento do processo de alfabetização, assim como as competências necessárias para o domínio da leitura e da escrita;

Favorecer o acesso da criança ao mundo da leitura e da escrita, mediante um processo dinâmico e prazeroso;

Conhecer as bases pedagógicas de uma alfabetização voltada à aprendizagem significativa da criança;

Sugerir atividades que trabalhem com os mais diversos tipos de recursos, materiais e estratégias, promovendo uma aprendizagem divertida e prazerosa.

Conteúdo Programatico

DA PICTOGRAFIA À PALAVRA: A História da Escrita; Decifração da Escrita; Grafismos Primitivos: Rabiscos e Pseudoletras.


HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO: O que é Alfabetização?; O Uso Social da Escrita; O Papel da Escola no Processo de Alfabetização; O Papel do Professor Alfabetizador.


O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: Aspectos a Considerar; Alfabetização: Revendo Concepções; Alfabetização ou Letramento?.


POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA LEITURA E ESCRITA: A Aprendizagem na Abordagem de Jean Piaget; Lev Vygotsky e suas Contribuições para o Desenvolvimento da Criança; Níveis de Desenvolvimento da Escrita na Perspectiva de Emília Ferreiro.


CONHECENDO O CONSTRUTIVISMO: O que é o Construtivismo; A Construção do Conhecimento; Estágios.


A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA DA CRIANÇA: Aprendendo a Ensinar; Ensinar a Aprender; O Ato de Escrever; valiação da Aprendizagem: Aprender Através do Erro.      


TRABALHANDO COM LETRAS, SÍLABAS, PALAVRAS E TEXTOS: Introdução; O Trabalho com as Letras, Palavras e Textos; Nível Silábico-Alfabético; Nível Alfabético; Sugestões de Atividades para o Trabalho com Sílabas.


NO MUNDO DA ESCRITA: Objetivos para Escrever a Partir de Poemas; Objetivos para Escrever a Partir de Músicas; Objetivos para Escrever a Partir de Brinquedos e Brincadeiras.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar