Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Aumentar os subsídios sobre a ludicidade e contribuir para o desenvolvimento do processo de aquisição da leitura e da escrita, tornando o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e prazeroso, entendendo a ludicidade como eixo integrado do currículo em movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Conhecer a história da escrita, da pictografia à palavra; 

Conhecer o posicionamento de teóricos especialistas em alfabetização lúdica sobre o processo de alfabetização;

Identificar, no currículo em movimento (2014), a importância da ludicidade para a alfabetização;

Enfatizar a alfabetização por meio do lúdico, para que os resultados sejam mais positivos;

Dar subsídios para que o professor torne mais prazeroso o acesso da criança ao mundo da leitura e da escrita;

Promover o amadurecimento das concepções acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita;

Conhecer a abordagem da pedagogia dos sentidos, bem como seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem;

Identificar as atividades lúdicas mais adequadas a cada nível de escrita;

Reconhecer a importância da utilização de recursos e materiais variados na alfabetização;

Discutir diferentes frentes de trabalho que podem ser utilizadas, modificadas e adaptadas, objetivando tornar o processo de alfabetização mais lúdico;

Oferecer subsídios para a análise de como o lúdico pode contribuir para o desenvolvimento do processo de aquisição da leitura e da escrita, tornando o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e prazeroso.

Conteúdo Programatico

DA PICTOGRAFIA À PALAVRA: A História da Escrita; Decifração da Escrita; Grafismos Primitivos: Rabiscos e Pseudoletras.


O QUE ALGUNS TEÓRICOS FALAM SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: A Alfabetização e o Ensino da Língua; O Que Está Escrito e o Que Se Pode Ler: A Interpretação de um Texto Associado a uma imagem; É Possível Ler na Escola?.


ALFABETIZANDO POR MEIO DO LÚDICO: Alfabetizando com Histórias em Quadrinhos; Um Mundo de Imagens para Ler; Sabe o que Dá Para Fazer com Estas Revistas?; Palco e Cenário de Histórias Infantis: Eles Incrementam a Hora do Conto e dão Vida aos Personagens; A Pedagogia dos Sentidos; Alfabetização – A Mágica de Ler e Escrever; Em cada Aula um Banho de Sensações; Poesia/Planejamento Semanal; Poesia/Heterogeneidade.


TRABALHANDO COM RECURSOS E MATERIAIS VARIADOS: Alfabetização:Conteúdos/Atividades; Outras Sugestões; A Música e a Alfabetização; Versos e Melodias das Cantigas de Roda;  A Música como Meio; Trabalhando com Sucatas.


IDEIAS CRIATIVAS DESENVOLVIDAS NA ALFABETIZAÇÃO: Aprendendo a ler embalagens e etiquetas; Nomes Próprios; Revisão de Textos na Alfabetização; Reescrevendo Histórias; Brincando e Aprendendo; Palitos: Quebra-Cabeças de Letras e Imagens; Ler Rima com Prazer; Poesia – A Chave da Criatividade; As Três Etapas para Desenvolver a Escrita; Exercício Físico para Escrever Bem; Um Quadro de Rotinas; Sorteios, Bingos, Adivinhas e Muito Aprendizado; Para Refletir....


NO MUNDO DA ESCRITA: Objetivos para escrever a partir de poemas; Objetivos para escrever a partir de músicas; Objetivos para escrever a partir de brinquedos e brincadeiras.


PROPOSTA DE ATIVIDADES: Escrita de uma Canção Conhecida; Escrita de Listas; Escrita de Texto Informativo de Divulgação Científica para Alunos de Outras Séries/Anos; Como Preparar um Kit de Material e Jogos Apropriados para Alfabetização, Visando uma Atividade Lúdica e Significativa?; Trabalhando com Letras, Palavras e Textos.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar