Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Aprofundar os conhecimentos acerca das teorias existentes sobre pesquisa no campo educacional, destacando as relações presentes entre práxis e pesquisa, com vistas a redimensioná-los na perspectiva da formação do professor pesquisador reflexivo.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender a importância da pesquisa para a formação do professor reflexivo;

Identificar o espaço escolar como instância para a troca de experiências pedagógicas diversas;

Refletir sobre a relação professor X aluno e o comportamento indisciplinar, buscando artefatos eficazes ao processo de desenvolvimento de aprendizagens significativas e afetivas do aluno no espaço escolar;

Compreender a transversalidade dos temas propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais como ponto de partida e de chegada para a transformação do trabalho escolar;

Reconhecer a política, a estrutura e a organização escolar como importante estratégia para o desenvolvimento do currículo escolar, na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização dos conteúdos;

Refletir sobre o currículo em ação, considerando seus contextos de concretização desde sua elaboração até a sua efetivação na escola.

Conteúdo Programatico

SABERES NECESSÁRIOS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS: A pesquisa como princípio reflexivo da prática pedagógica; A educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea; A imagem social da escola: contribuições ao desenvolvimento do aluno; A prática do educador; A relação professor X aluno no contexto indisciplina.


EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR SIGNIFICATIVA: A importância da interdisciplinaridade; A interdisciplinaridade no contexto escolar; Construção da visão interdisciplinar na escola; Projeto e pesquisa numa visão interdisciplinar.


CONTRIBUIÇÕES DOS TEMAS TRANSVERSAIS À APRENDIZAGEM: Noção de competências transversais; Caracterização curricular dos temas transversais; Concretização dos temas transversais: o currículo como ação transformadora; Estratégias da didática para a efetivação dos temas transversais.


POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR: A educação como ato político; A organização da escola e gestão escolar; Planejamento participativo: ênfase na autonomia da escola; A importância do Projeto Político-Pedagógico.


CURRÍCULO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL: Diferentes concepções de currículo; O currículo no contexto pedagógico; As contribuições das teorias criticas do currículo: currículo e poder; O currículo transformado pelos professores; Avaliação e currículo no cotidiano escolar.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar