Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Possibilitar o entendimento acerca das teorias sobre pesquisa no campo educacional, destacando as relações presentes entre teoria, prática e pesquisa no referido campo, permitindo aos professores uma reflexão no que tange à sua prática pedagógica.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Identificar as relações existentes entre teoria, prática pedagógica e pesquisa educacional;

Perceber a importância de identificar problemas para buscar soluções;

Distinguir os saberes do senso comum daqueles produzidos pelo conhecimento científico na pesquisa pedagógica;

Construir instrumentos de investigação para problematizar e diagnosticar a prática pedagógica;

Perceber a escola como espaço de investigação e pesquisa;

Refletir sobre a prática pedagógica, tendo como referência a escola como um todo;

Identificar formas de avaliar a prática pedagógica, considerando as desigualdades escolares e sua relação com o processo de aprendizagem;

Analisar o contexto escolar, enfatizando a pesquisa da prática pedagógica na perspectiva do trabalho coletivo/interdisciplinar e na construção dos saberes pedagógicos;

Reconhecer indicadores que concorram para uma adequada avaliação do cotidiano escolar;

Fomentar a discussão sobre como o currículo, cultura e prática pedagógica interagem entre si;

Refletir sobre a ação investigativa da prática pedagógica como elemento importante para a compreensão da dinâmica de sala de aula;

Reconhecer a importância da construção coletiva do projeto da escola;

Descobrir gradativamente possibilidades para a concretização de um trabalho pedagógico de qualidade.

Conteúdo Programatico

DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: As Bases Científicas da Investigação; A Construção e a Aplicação dos Instrumentos de Investigação; A Investigação da Prática em Sala de Aula.


CONHECENDO O AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DO DIAGNÓSTICO: A Importância do Diagnóstico; Definindo o Foco do Diagnóstico; O Diagnóstico e o Projeto da Escola.


PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: Delimitando os Objetivos da Pesquisa; A Pesquisa Educacional como Articuladora entre a Teoria e a Prática; Escola, Prática Pedagógica e Trabalho Docente; A Pesquisa Sobre a Sala de Aula X Contribuições para a Prática Pedagógica.


O TRABALHO DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR: Discutindo A Habilitação para Atuar na Educação; O Professor e a sua Própria Prática; Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar; Observação e Avaliação da Prática Pedagógica.


REFLETINDO SOBRE CURRÍCULO, CULTURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: Cultura X Currículo X Prática Pedagógica; Sociedade, Educação e Prática Escolar: Investigando Relações; A Unicidade Teórico-Prática e as Rápidas Transformações Sociais.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar