Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E O AUTISMO

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Proporcionar conhecimentos sobre o autismo e transtornos globais, bem como a identificação dos sintomas, a fim de organizar as ações pedagógicas, sugerindo intervenções pedagógicas que possam redirecionar e aprimorar o sistema de ensino, voltado à implementação efetiva e eficaz da educação inclusiva.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Abordar o conteúdo geral sobre transtornos dos espectros do autismo;

Analisar as principais referências sobre o atendimento educacional, voltado para o estudante com Transtorno Global do Desenvolvimento;

Apresentar os aspectos legais e documentos oficiais referentes ao atendimento do estudante com transtorno do espectro autista;

Analisar os aspectos legais e documentos oficiais referentes ao atendimento do estudante com transtorno global do desenvolvimento;

Entender o modo diferente de aprender, organizar e processar as informações;

Discorrer sobre o trabalho pedagógico e adaptação curricular para a educação do autista;

Incentivar a formação e preparação de profissionais no contexto da educação inclusiva;

Compreender o sistema de apoio existente na educação inclusiva; 

Refletir sobre as ações pedagógicas realizadas com estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento no sistema de apoio da educação inclusiva.

Conteúdo Programatico

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO - CID10 – F84: Conceito; Terminologia; Características; Tipologia; Incidência; O Transtorno Global do Desenvolvimento, outros Transtornos e Sugestões de Intervenção.


HISTÓRICO SOBRE O AUTISMO: Definição Geral; Conceito; Definição da Autism Society of American – ASA (1979); Definição da CID – 10 (2000); Condições que podem estar Associadas ao Autismo; Histórico: Síndrome de Asperger; Conceito.


FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: O que diz a Legislação Nacional Brasileira; LDB – Capítulo V da Educação Brasileira; Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999; LEI Nº 4.709 DE 23 de novembro de 2007- Estado do Rio de Janeiro; PNEE - Plano Nacional de Educação; Declaração de Salamanca; Diretrizes de Ação no Plano Nacional.


DEFINIÇÕES: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/ TGD: Autismo: Definição e Diagnóstico; Síndrome de Asperger: Definição e Diagnóstico; Diagnóstico da Síndrome de Asperger Elaborada pelo Pesquisador Sueco Christopher Gillberg; Critérios Internacionais para o Diagnóstico da Síndrome de Asperger; O TEACCH - Tratamento e Educação das Crianças Autistas e com Deficiência em Comunicação; Remeter-se ao TEACCH como um Método.


ADAPTAÇÃO CURRICULAR E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; O currículo adaptado; Capacitação dos docentes; Sala de Recursos; Avaliação.


CONCEITOS: TGD E O ESPECTRO DO AUTISMO: Autismo Clássico ou Síndrome de Kanner; Síndrome de Asperger; Perturbação Desintegrativa na Segunda Infância ou Síndrome de Heller; Autismo Atípico; Traços do Autismo; Definição do DSM – IV – TR (2002).


CONVIVENDO COM O AUTISMO EM TERMOS GERAIS: Os impactos do Autismo na Família; Autismo e a Intervenção Pedagógica; Dicas de Ensino para Crianças e Adultos com Autismo; O que Pediria um Autista?.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar