Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

EDUCAÇÃO PRECOCE

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Capacitar o profissional sobre as especificidades que envolvem a organização e o funcionamento do Programa Educação Precoce, como parte do sistema de apoio que visa a implementação efetiva e eficaz da educação inclusiva.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da educação inclusiva;

Diferenciar o Programa de Educação Precoce com enfoque no processo de aprendizagem, do atendimento terapêutico;

Identificar a clientela que faz parte da educação precoce;

Reconhecer a importância do pressuposto da interdisciplinaridade na educação precoce;

Compreender os aspectos da saúde que interferem no encaminhamento e no atendimento da clientela que faz parte da educação precoce; 

Analisar a importância do currículo na educação precoce;

Compreender a importância do papel do professor;

Valorizar o brinquedo e o brincar como processo de aprendizagem;

Entender a importância da família no Programa de Educação Precoce como participante ativo, oferecendo suporte aos pais em prol do sucesso do processo de inclusão dos estudantes no sistema educacional, na comunidade e no próprio contexto familiar; 

Compreender o processo de avaliação existente no Programa de Educação Precoce;

Identificar as especificidades do atendimento do bebê/criança com deficiência visual;

Compreender as possibilidades de intervenção/atendimento do bebê/criança com deficiência visual; 

Analisar a estrutura de atendimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal com destaque para o Programa de Educação Precoce existente na rede pública de ensino;

Valorizar o trabalho multidisciplinar na área da saúde e da assistência social, cujas contribuições ocorrem tanto no momento do encaminhamento das crianças para o programa quanto na viabilização do acesso a recursos e a atendimentos que complementam o trabalho pedagógico na instituição educacional.

Conteúdo Programatico

EDUCAÇÃO ESPECIAL: Atendimento de Educação Especializado; Programa de educação/intervenção precoce - o serviço de apoio da Educação Especial na Educação Infantil; Público-alvo.


ASPECTOS DA SAÚDE: Terminologias e seus significados na área da saúde - UTI/Neonatal; Principais testes realizados no recém-nascido; Patologias relacionadas à baixa visão; Crescimento; Desenvolvimento.


ASPECTOS EDUCACIONAIS: Currículo; Construção do currículo - Propostas de Atendimento; O papel do professor; A importância do brincar e do brinquedo; Avaliação no Programa de Educação/Intervenção Precoce; Programa de Educação precoce voltado para a criança com Deficiência Visual; A Família.


ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO DISTRITO FEDERAL COM ÊNFASE NO PROGRAMA DA EDUCAÇÃO PRECOCE: Centro de Ensino Especial; Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais - CEEDV.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar