HISTÓRIA DA ARTE
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Possibilitar o entendimento acerca das teorias sobre pesquisa no campo educacional, destacando as relações presentes entre teoria, prática e pesquisa no referido campo, permitindo aos professores uma reflexão no que tange à sua prática pedagógica.
Identificar as relações existentes entre teoria, prática pedagógica e pesquisa educacional;
Perceber a importância de identificar problemas para buscar soluções;
Distinguir os saberes do senso comum daqueles produzidos pelo conhecimento científico na pesquisa pedagógica;
Construir instrumentos de investigação para problematizar e diagnosticar a prática pedagógica;
Perceber a escola como espaço de investigação e pesquisa;
Refletir sobre a prática pedagógica, tendo como referência a escola como um todo;
Identificar formas de avaliar a prática pedagógica, considerando as desigualdades escolares e sua relação com o processo de aprendizagem;
Analisar o contexto escolar, enfatizando a pesquisa da prática pedagógica na perspectiva do trabalho coletivo/interdisciplinar e na construção dos saberes pedagógicos;
Reconhecer indicadores que concorram para uma adequada avaliação do cotidiano escolar;
Fomentar a discussão sobre como o currículo, cultura e prática pedagógica interagem entre si;
Refletir sobre a ação investigativa da prática pedagógica como elemento importante para a compreensão da dinâmica de sala de aula;
Reconhecer a importância da construção coletiva do projeto da escola;
Descobrir gradativamente possibilidades para a concretização de um trabalho pedagógico de qualidade.
PRIMÓRDIOS DA ARTE: A arte na pré-história: Inscrições rupestres, arte e arquitetura das sociedades de caçadores, agricultores e povos nômades; A arte na antiguidade: Egito, Creta e Mesopotâmia; A arte na antiguidade clássica: Grécia e Roma; A arte bizantina: A arte cristã primitiva.
A ARTE NO MUNDO: A Idade Média: A formação do mundo feudal: A arte e a arquitetura românica e gótica; A cidade medieval; A igreja; O Renascimento na Europa e o Maneirismo na arte e na arquitetura; O Barroco e o Rococó: A arte barroca na Europa e no Brasil; O Rococó na França e na Alemanha; Classicismo e Neoclassicismo: A retomada acadêmica dos valores da Antiguidade Clássica na arte e na arquitetura da Europa; A influência no Brasil.
A EVOLUÇÃO NAS ARTES: O século XIX na Europa e no Brasil - o Impressionismo: características e representantes; O Expressionismo: características e representantes; O Cubismo: características e representantes; O Abstracionismo: características e representantes; O Surrealismo: características e representantes.
O MODERNISMO: O movimento modernista no Brasil; A Bauhaus; A Semana de Arte Moderna; A moderna arquitetura brasileira: a influência de Le Corbusier; Oscar Niemeyer e sua revolucionária arquitetura; Principais representantes modernistas na pintura; A Bienal de Artes de São Paulo.
PERÍODO PÓS-MODERNO: A arte brasileira após a Semana de Arte Moderna; A arte primitiva no Brasil; O pós-modernismo: Características e representantes; A arquitetura pós-moderna; Arte contemporânea brasileira: Manifestações.
REPRESENTAÇÕES DA ARTE BRASILEIRA: Gravura em metal, xilogravura e as capas da Literatura de Cordel; Escultura: representantes; Pintura: Representantes; Fotografia: Representante; A arte em Brasília: Primeira geração de artistas plásticos; A arte em Brasília: As novas gerações.