Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

ALFABETIZAÇÃO X ORTOGRAFIA: DILEMAS E INCERTEZAS

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Dar ao professor os subsídios necessários ao aperfeiçoamento de sua práxis de ensino no que diz respeito à alfabetização e à ortografia, levando-se em conta as principais teorias de alfabetização e suas concepções, bem como a reforma ortográfica e o uso social das palavras, para que se torne cada vez mais crítico de seus desempenhos, aprendendo a construir, de modo autônomo e responsável, as novas competências das quais necessite.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Analisar o processo de apropriação do sistema ortográfico, durante os anos iniciais do Ensino Fundamental;

Entender o conceito de alfabetização sob o prisma da psicogênese da linguagem;

Reconhecer os níveis de desenvolvimento do processo de alfabetização, assim como as competências necessárias para o domínio da leitura e da escrita;

Analisar como ocorre o processo de apropriação da ortografia da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

Constatar como se processa a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita pela criança, a partir do processo de aquisição da linguagem oral;

Propiciar a criação de novas estratégias e metodologias para facilitar o ensino da ortografia.

Conteúdo Programatico

O QUE É ALFABETIZAR: Considerações iniciais; Níveis de desenvolvimento do processo de alfabetização; As competências da alfabetização; Instrumentos de avaliação; Compreensão e produção de textos.


O CONSTRUTIVISMO: O construtivismo de Emília Ferreiro e Ana Teberosky; O construtivismo Piagetiano na educação brasileira; O construtivismo no ensino fundamental: um caso de desconstrução.


ERROS DE ORTOGRAFIA: PRIMEIROS SINTOMAS DA INCAPACIDADE DE LER E ESCREVER: Aprender por mágica; Ler para escrever bem.


TRABALHO DE CAMPO: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA: O problema; O questionamento; A metodologia; Discussão e análise de dados; Considerações finais.


TRABALHANDO A ORTOGRAFIA NA ESCOLA: O desenvolvimento normal da linguagem oral; O desenvolvimento da linguagem escrita; As interferências do professor; Quando corrigir, quando não corrigir.


O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO: O computador X A alfabetização das crianças; A informática educativa; As seis armadilhas do processo de alfabetização em ambientes virtuais.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar