Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

OS NOVOS PENSADORES DA EDUCAÇÃO

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Ampliar os estudos do professor sobre a educação por meio das ideias de pensadores, como: Edgar Morin, Philippe Perrenoud, César Coll, Fernando Hernández, António Nóvoa e Bernardo Toro, para manter-se atualizado e, sobretudo, refletir sobre os problemas de sala de aula, modificando sua ação educacional.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Identificar pensadores e as principais teorias na perspectiva educacional.

Reconhecer a importância de ampliar os conhecimentos, a fim de melhorar a prática pedagógica;

Compreender os novos parâmetros educacionais e a necessidade de mudança da prática pedagógica;

Estabelecer relação entre as ideias dos pensadores Edgar Morin, Philippe Perrenoud, César Coll, Fernando Hernández, António Nóvoa e Bernardo Toro, com a realidade escolar e a práxis;

Preparar o aluno para superar os desafios da escola da atualidade.

Conteúdo Programatico

EDGAR MORIN: A DEFESA DA INCORPORAÇÃO DOS PROBLEMAS COTIDIANOS AO CURRÍCULO E A INTERLIGAÇÃO DOS SABERES: Conhecendo sua vida; Entendendo o pensamento de Edgar Morin; Os sete saberes necessários à educação do futuro; O pensamento complexo; O tetragama organizacional; Entrevista com Edgar Morin: O desafio da complexidade e da transdisciplinaridade.


PHILIPPE PERRENOUD: AS DEZ NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR: Conhecendo sua vida; 10 novas competências para ensinar; Entrevista com Philippe Perrenoud.


CÉSAR COLL: A NECESSIDADE DE O CURRÍCULO SATISFAZER TODOS OS NÍVEIS DA ESCOLA: Conhecendo sua vida; Como os conteúdos são aprendidos; A avaliação e os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; Entrevista com César Coll; Verificação da Aprendizagem.


FERNANDO HERNÁNDEZ: A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO: Conhecendo sua proposta; Metodologia dos projetos de trabalho; Projetos de trabalho como uma possibilidade de propor processos de aprendizagem; Elementos que caracterizam um projeto de trabalho; O que não caracteriza um projeto de trabalho; Entrevista com Fernando Hernández.


ANTÓNIO NÓVOA: A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E O APRENDER CONTÍNUO DO PROFESSOR COMO MOTORES DA MELHORIA DO ENSINO: Conhecendo António Nóvoa e seus pensamentos; Para uma análise das instituições escolares; Entrevista com António Nóvoa.


BERNARDO TORO: A EDUCAÇÃO COMO UM PROJETO DA SOCIEDADE NA VISÃO DO TODO: Conhecendo sua proposta; A organização como base; A educação como instrumento para a equidade; Entrevista com Bernardo Toro.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar