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Nome do curso

OS GRANDES PENSADORES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Propiciar aos professores conhecimento acerca dos principais pensadores que influenciaram ideias no campo educacional, desenvolvendo teorias sobre o processo de aprendizagem, bem como sobre o processo de desenvolvimento infantil, para que reflitam sua prática e estabeleçam propostas fundamentadas de atendimento.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Examinar as ideias dos pensadores que influenciaram e ainda influenciam o pensamento educacional;

Reconhecer que a história da educação e da pedagogia é construída a partir das pessoas envolvidas na ação da escola, mas também dos fatores históricos, culturais e sociais;

Conhecer as inúmeras correntes pedagógicas criadas de acordo com o pensamento de cada época e as modificações ocorridas ao longo da história;

Ampliar o conhecimento sobre educação a partir de diferentes pensadores;

Identificar as contribuições de diferentes correntes filosóficas para a educação;

Conhecer as teorias de pensadores que influenciaram a educação a partir do século XVIII, como Montessori, Pestalozzi, Carl Roger, Gardner e outros;

Estabelecer as diferenças existentes entre cada pensador de acordo com as concepções do mundo e da vida em cada época;

Compreender a influência do pensamento de Rosseau e Dewey nos processos educacionais;

Reconhecer a importância dos pensamentos de Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro para a educação nos dias de hoje;

Possibilitar que o cursista, com base nos conhecimentos adquiridos, renove a sua prática pedagógica.

Conteúdo Programatico

O PENSAMENTO EDUCACIONAL E SUAS VÁRIAS CORRENTES: A educação anterior à existência das escolas; Praticas educativas posteriores; O Positivismo e sua importância na cultura brasileira; Contribuição das correntes filosóficas para a educação.


AS INFLUÊNCIAS DE SÓCRATES E PLATÃO SOBRE A FILOSOFIA DO OCIDENTE: Sócrates e a Teoria do Autoconhecimento; Platão e o sistema educacional integrado a uma dimensão ética e política.


PENSADORES QUE INFLUENCIARAM A EDUCAÇÃO A PARTIR DO SÉCULO XVIII: Rousseau: O retorno à natureza e o respeito ao desenvolvimento físico e cognitivo da criança; Dewey: A defesa da democracia e da liberdade de pensamento como instrumento para a manutenção emocional e intelectual das crianças; Piaget: A criança e a construção do próprio aprendizado; Decroly e a ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo; Froebel: O formador das crianças pequenas; Vygotsky e o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças; Algumas diferenças entre Piaget e Vygotsky; Freinet: O mestre do trabalho e do bom senso; Wallon: O corpo e as emoções da criança na sala de aula; Montessori e o potencial de aprender existente em cada um de nós; Pestalozzi: Os sentimentos e o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança; Carl Rogers e o papel do professor; Gardner, o cientista das inteligências múltiplas; Emília Ferreiro e o saber da criança.

Certificado de conclusão


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